A periodontite é uma doença bucal causada pela má higienização dos dentes. No dia 23 de Janeiro foi publicado um estudo no Science Advances, relacionando uma bactéria da boca com mudanças no cérebro relacionadas ao Alzheimer.
Alguns pesquisadores descobriram que a bactéria Porphyromonas Gingivalis, que causa periodontite crônica, também se encontra no cérebro de pessoas com Alzheimer. Embora a periodontite seja comum em idosos, ela pode ser mais encontrada em pessoas com Alzheimer, já que eles poderão perder a capacidade de manter a higiene bucal à medida que a doença evolui.
Foi descoberto que, em camundongos, as bactérias geram mudanças cerebrais típicas da doença. Para efetuar a investigação, os pesquisadores friccionaram a bactéria na gengiva dos camundongos saudáveis a cada dois dias, durante um mês e meio. Após algum tempo, detectaram as bactérias no cérebro dos animais com os neurônios que estavam morrendo.
Os cérebros de humanos com Alzheimer também foram analisados, detectando alta concentração de enzimas tóxicas que a bactéria utiliza para se alimentar em 96% das 54 amostras, e encontrando as próprias bactérias em três cérebros com a doença.
Na terceira etapa, o foco foi encontrar alguma forma para dificultar os efeitos negativos provocados. Para isso, aplicaram uma série de moléculas nos ratos. A mais positiva, chamada COR388, reduziu a inflamação e protegeu neurônios na parte do cérebro relacionada a memória, que normalmente se atrofia no início do desenvolvimento do Alzheimer.
Por conta disso é muito importante que haja uma boa higiene bucal. Os cuidados diários como uma boa escovação e uso correto do fio dental ajudam a evitar que os problemas se tornem mais graves, além dos exames periódicos, consultas com clínicos e dentistas especializados. Consulte seu dentista caso sua gengiva doa ou sangre, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Essas pequenas manifestações podem estar indicando a existência de um problema mais grave.
O seu dentista pode te ensinar a usar técnicas corretas de higiene bucal, e indicar áreas que exijam mais atenção. É necessário ter um bom plano odontológico que possa te auxiliar em eventuais problemas, ou até mesmo para a prevenção. A sua empresa também precisa estar protegida, alguns problemas são tão graves que podem gerar afastamento do trabalho, redução da produtividade entre outros problemas. A Íons está a postos para lhe ajudar nessa escolha, entre em contato conosco para realizar cotações de seguro saúde, seguro odontológico, seguro de vida e benefícios coorporativos.
Fonte: UOL
Fonte: Correio Braziliense
A partir do ano que vem as operadoras de planos de saúde poderão cobrar franquias de seus clientes. O conceito, que já é praticado em muitos países e até em outras modalidades de ...
Segundo o Ministério da Saúde, essa doença pertence a uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O atual agente do Coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto no dia ...
Quem atua com RH sabe que funcionários felizes, motivados e saudáveis são mais produtivos. Por isso, precisamos falar sobre como oferecer o Benefício Academia aos seus ...