Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas, por conta disso foi criado o Dia D, Dia Mundial de prevenção do suicídio, reforçando os ideais presentes nas campanhas de Setembro Amarelo. O CVV constatou que o suicídio é a segunda causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos, ficando abaixo apenas de acidentes. Além disso, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. No Brasil, cerca de 32 pessoas tiram a própria vida por dia.
As ações preventivas são essenciais para reverter essa situação, mais de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais. Um dos primeiros passos para prevenir suicídios é a conversa. Deve-se conversar sobre os pensamentos que está tendo, quebrar o tabu e reconhecer que é uma conversa difícil, mas que não deve haver julgamento. Essa conversa pode recuperar a esperança das pessoas com ideias suicidas, encorajando-a a pedir ajuda e acompanhamento de profissionais especializados. A valorização da vida é muito importante, ao evitar as emoções negativas se ameniza a ansiedade, descontrole e doenças como depressão.
O Centro de valorização da vida (CVV) surgiu em 1962 apenas no Rio Grande do Sul, após a parceria com o Ministério da Saúde o serviço foi sendo disponibilizado por todos os estados do Brasil, oferecendo apoio a todas as pessoas que precisam de ajuda. As pessoas que quiserem conversar podem pedir ajuda por meio do site ( www.cvv.org.br) onde existe o chat e o email e até pessoalmente nos centros físicos, de forma que garanta o anonimato dos usuários. Os endereços dos 110 postos de atendimentos ficam disponibilizados no seguinte link: cvv.org.br/postos-de-atendimento. Além disso, também possui um telefone, a linha 188 funciona 24 horas por dia e não possui custo de ligação.
É importante conhecer o Rol de procedimentos da ANS que determina cobertura obrigatória para consultas médicas (em número ilimitado, inclusive em psiquiatria), internação hospitalar, atendimento e acompanhamento em hospital dia psiquiátrico, consulta/sessão com psicólogo e terapeuta ocupacional além das sessões de psicoterapia que variam de acordo com o CID. Com o tratamento e acompanhamento correto podem-se evitar a quantidade de suicídios que ocorre atualmente.
Por conta disso, adotar um plano de saúde na sua empresa pode trazer diversos benefícios aos seus funcionários prevenindo e tratando as doenças de forma que aumente a produtividade e diminua os riscos de eventuais distúrbios. Entre em contato conosco e agende uma visita para mais informações sobre planos de saúde, planos odontológicos, seguro de vida, além de vale refeição, alimentação e transporte.
Fonte: Secretaria Da Educação do Estado de São Paulo
Fonte: CVV – Centro de valorização da vida
Fonte: ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar
Quem atua com RH sabe que funcionários felizes, motivados e saudáveis são mais produtivos. Por isso, precisamos falar sobre como oferecer o Benefício Academia aos seus ...
Você sabe o que é acidente de trabalho? Em uma análise inicial, pode parecer algo simples de explicar e corriqueiro nas empresas. No entanto, muitas organizações não sabem lidar com ...
O que eu preciso saber sobre afastamento de funcionário? Qualquer segmento de empresa está sujeito a enfrentar o cenário de afastamento de funcionário. Seja algum problema que leva o ...