Em tempos de pandemia, a própria doença já dá um susto e tanto em quem a contrai. Imagina, depois de estar recuperado, receber uma conta milionária do hospital referente a seu tratamento? Pois é, isso já aconteceu com algumas pessoas...
O primeiro caso é de Michel Flor, de 70 anos, que ficou internado cerca de 50 dias em um hospital em Seattle. A sua conta contava com a diária na UTI de aproximadamente R$50 mil (totalizando quase R$2 milhões de reais em 2 meses) por conta da sala esterilizada, além do custo da utilização de um respirador artificial e dos medicamentos. O segundo caso é de Janet Mendez, de 33 anos, em Nova Iorque. A mesma obteve a primeira fatura de US$31 mil e a segunda de US$400 mil, além da diária dos médicos que cobraram entre US$300 a US$1.800 por dia, porém no caso dela não existia detalhamentos apenas “encargos de internação” e “farmácia”.
Os casos se relacionam por conta da surpresa após receber uma conta várias páginas sobre o tratamento no hospital, incluindo medicação, estadia, uso de respiradores entre outros. Normalmente a conta é remetida à seguradora ou ao governo, porém podem acontecer equívocos que a direcionem para o beneficiário e cause uma confusão.
Por sorte – e planejamento para mantê-lo– ambos os casos possuíam um plano de saúde que se responsabilizou pelos gastos. Mas e se não tivessem o mesmo? Provavelmente ficaria com essa dívida por um longo período de tempo até conseguir quita-la, ainda mais no período em que vivemos com a economia abalada. Essa situação não tende a ser isolada, isso pois muitas pessoas perderam seus empregos e consequentemente seus seguros saúde.... Além disso, é permitido que os médicos enviem cobranças diretamente aos pacientes.
Para planos empresariais algumas seguradoras estão dando a opção de postergar a aplicação de reajuste, porém não é uma regra e esse assunto deve ser discutido e acordado entre empresa/consultora de benefícios e seguradora. A Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) informou que as operadoras pretendem manter contato com os clientes, avaliar as possibilidades e podem oferecer soluções para não comprometer os beneficiários, como por exemplo:
- Renegociação contratual
- Prorrogação de prazo ou parcelamento de mensalidade
- Migração de planos
- Descontos
- Isenção de juros e multa
Nesse momento, também entra o fato de muitas pessoas não estarem conseguindo efetuar o pagamento dos boletos de plano de saúde, que ameaçam cancelar os contratos que estão inadimplentes a 60 dias. Mas o que os planos de saúde estão fazendo nessa situação? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) afirmou que sugeriu às operadoras que não cancelem ou suspendam contratos por conta do Covid-19, mas não obteve sucesso. Ou seja, por lei, as empresas podem suspender ou rescindir os contratos em caso de não pagamento da mensalidade por 60 dias. No entanto, o Procon ressalta que o consumidor deve ser notificado pela operadora até o 50º dia de inadimplência.
Uma consultoria de benefícios vai te auxiliar na escolha do plano de saúde que melhor se encaixa na fase em que sua empresa está vivendo. Portanto, se a sua organização precisa se adaptar rapidamente ao novo normal, preza pela segurança e qualidade de vida dos seus funcionários e executivos além da redução de riscos financeiros da empresa, ela pode contar, sem qualquer custo adicional, com uma Consultoria de Benefícios e Seguros Empresariais com as melhores opções do mercado. A Íons possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, passando pelos Seguro Saúde, Plano Odontológico, Seguro de Vida, e também os seguros de proteção financeira como Responsabilidade Civil D&O e E&O, Cyber Risk e outras soluções para a sua empresa.
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Fonte: Época Globo
Fonte: Canaltech
Fonte: Folha Vitória
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