Criar um programa de qualidade de vida no trabalho pode ser um próximo passo importante para a sua empresa. Afinal, um ambiente saudável que valoriza o empregado tem grandes chances de gerar mais produtividade e eficiência.
A carga horária cheia de cobranças pode gerar estresse e impactar o dia a dia do trabalhador. Ter compromisso com a qualidade de vida vai fazer toda a diferença. Assim, você mantém um clima organizacional saudável a longo prazo.
Portanto, a comunicação das necessidades do profissional é o melhor caminho. Com isso, chegamos a melhor definição de um programa de qualidade de vida no trabalho. Assim, é possível motivar os colaboradores e alcançar melhores resultados.
Neste artigo, vamos explicar o que é um programa de qualidade de vida no trabalho. Além disso, vamos contar como criar o seu. Confira!
A qualidade de vida no trabalho busca melhorar a satisfação dos colaboradores. Por meio de técnicas e ações, as empresas promovem o bem-estar e a saúde no ambiente corporativo.
Sendo assim, por meio da valorização das pessoas, existe a intenção de melhorar o dia a dia de trabalho e aumentar a produtividade. Alguns fatores prejudicam o bem-estar dos funcionários:
- Pouca perspectiva de crescimento;
- Pressão da rotina;
- Falta de estrutura, entre outros.
Desse modo, valorizar a vida torna a organização mais humanizada. Para começar um programa, você precisa fazer um diagnóstico dos fatores que interferem. Ou seja, a cultura, os canais de comunicação e a infraestrutura da empresa.
Por isso, é necessário investigar o que vai além do óbvio. Por exemplo, os valores pessoais e culturais que geram resistência às mudanças. A partir disso, é possível criar um plano que supre as necessidades dos colaboradores e contribui para a evolução da organização.
Para criar um programa de qualidade de vida no trabalho, você precisa considerar os seguintes passos:
Alinhamento e formação da equipe
No início do processo, garanta que a alta administração da empresa esteja comprometida com as mudanças. Além disso, é o momento de tomar as primeiras ações, formar a equipe responsável e o cronograma inicial.
Diagnóstico
Em seguida, você vai precisar coletar todas as informações sobre a gestão de pessoas na empresa. Portanto, vai ser de extrema relevância realizar uma pesquisa com os colaboradores sobre a qualidade de vida no trabalho, para entender as suas demandas.
Criação e execução do plano de ação
Após o diagnóstico, é necessário estabelecer as prioridades do programa e as mudanças que vão ser feitas. Desse modo, elas podem envolver:
- Melhora da infraestrutura da empresa;
- Novas políticas de gestão;
- Realização de eventos e palestras;
- Benefícios corporativos;
- Ginástica laboral, entre outras.
Melhoria contínua
Por fim, chega a hora de avaliar os resultados, o que pode ser feito na forma de uma pesquisa anual, por exemplo. O importante é manter o compromisso com o propósito e fortalecer a sua credibilidade.
Para dar o próximo passo na melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores, conte com uma empresa especializada em benefícios trabalhistas.
A Íons Benefícios tem como propósito desenvolver soluções ideais para o momento e perfil da sua empresa. Conheça as nossas soluções em benefícios aqui.
A periodontite é uma doença bucal causada pela má higienização dos dentes. No dia 23 de Janeiro foi publicado um estudo no Science Advances, relacionando uma bactéria da boca com ...
Com o surgimento da pandemia do novo Coronavírus, as incertezas começaram a aparecer. Entre todas as mudanças que estão acontecendo, uma das dúvidas principais é se o plano de saúde ...
O trabalho em home office é um regime bastante interessante para empresas e funcionários. Ele traz vantagens que envolvem a redução de custos, o controle sobre os horários e a ...