O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização cujo principal objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2002 e a partir de 2011 foi incluído sobre o câncer de colo de útero em diversos estados.
O câncer de mama é considerado um dos principais tipos de câncer que podem atingir a mulher, isso ocorre por cauda da multiplicação de células anormais no tecido mamário, formando um tumor maligno que pode aumentar e atingir outros locais do corpo.
Nas fases iniciais, o câncer de mama pode não causar sintomas e seu principal sinal para indicar a presença do tumor é a palpação de um nódulo endurecido, dor ou vermelhidão. De acordo com o estágio e tipo em que se encontra, esse tipo de câncer pode ter cura, por conta disso é importante a realização da prevenção através de auto-exame e da mamografia.
O tratamento varia de acordo com a extensão do tumor, e costuma ser realizado por tratamentos com cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia, imunoterapia além de medicamentos para aliviar sintomas que possam surgir.
A prevenção do câncer pode ser realizada ao adotar um estilo de vida saudável, diminuindo assim os fatores de risco. Por conta disso, é orientado ter uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares, além de evitar o consumo excessivo de bebidas e eliminar o cigarro.
É importante que os exames sejam realizados corretamente e de forma periódica, podendo evitar e tratar o câncer antes que ocorra problemas maiores. Por isso, o Plano de saúde é uma das chaves que ativam a conscientização para realizar exames de prevenção. Em um ambiente corporativo deve existir meios que facilitem o caminho para uma melhor qualidade de vida, assim, melhorando a saúde e produtividade de seus colaboradores.
A medida que as células tumorais se multiplicam, alguns sintomas podem surgir, como:
- Aparecimento de um nódulo duro na mama ou próximo da axila, que pode ser notado através do toque ou autoexame da mama.
- Saída de líquido pelo mamilo quando pressionado, podendo ser sangue
- Tamanho ou formato diferente das mamas que antes não existia
- Ter a mama inchada, vermelha e quente, causando coceira
- Ferida na mama que não cicatriza
Alguns fatores que podem aumentar o risco para desenvolver o câncer de mama são:
- Ter mais de 50 anos
- Já ter tido um câncer de mama anteriormente
- Ter histórico familiar
- Alterações genéticas desse tipo de câncer
- Ter entrado na menopausa depois dos 55 anos
- Obesidade e sobrepeso
- Sedentarismo
- Consumo de bebida alcoólica
Atualmente as chances de cura são bem mais elevadas do que no passado, porém o tratamento incorre em custos que até os melhores convênios do mercado muitas vezes não cobrem na totalidade, incluindo medicamentos, apoio psicológico, implantes, etc. Por conta disso, além de um bom plano de saúde, é importante ter um bom seguro de vida.
Originalmente os seguros de vida foram feitos para garantir o bem estar familiar dos beneficiários e não do titular do seguro. Porém, com a evolução do mercado segurador, há um bom tempo é possível contratar um seguro que pode ser indenizado em vida, por exemplo, pode ser pago em casos de doenças graves como o câncer de mama. O valor do capital poderá ser utilizado do modo que a pessoa quiser, seja para garantir o melhor tratamento ou até mesmo para uma viagem.
A Íons Benefícios possui um leque de vantagens para seus funcionários, adequando-se perfeitamente a sua empresa com os menores custos e a melhor rede de atendimento. Entre em contato conosco para mais informações sobre seguro de vida empresarial, seguro saúde ou outros Benefícios. E, acima de tudo, cuide da sua saúde!
Fonte: Tua Saúde
Com o surgimento da pandemia do novo Coronavírus, as incertezas começaram a aparecer. Entre todas as mudanças que estão acontecendo, uma das dúvidas principais é se o plano de saúde ...
A ANS decidiu suspender o reajuste dos planos de saúde por 120 dias (de setembro a dezembro desse ano) e ela não será retroativa, ou seja, só valerá para os reajustes que ocorreriam ...
A pandemia de coronavírus chegou rapidamente e bruscamente, sem dar tempo dos bancos de sangue de São Paulo aumentarem seus estoques. Por conta disso, o sistema Pró-Sangue elaborou a ...