O Maio Amarelo é uma proposta para a população se alertar sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo inteiro, envolvendo governos, empresas, entidades e associações para estimular a discussão do tema, propagando assim o conhecimento em todas as questões que o trânsito precisa. O mês escolhido foi maio pois em 2011, foi decretada a Década de Ação para Segurança no Trânsito, se tornando referência mundial para as ações realizadas. A cor escolhida foi o amarelo para simbolizar a atenção e também representa a sinalização e advertência no trânsito.
Tudo mudou, coisas que não imaginávamos, como a Covid-19, estão acontecendo numa velocidade que não conseguimos alcançar. Atualmente são cerca de três mil vidas que morrem nas estradas e ruas, a nona maior causa de mortes no mundo. Acidente no trânsito é o primeiro responsável por mortes entre 15 e 29 anos de idade, representando um percentual de 1% a 3% do PIB de cada país. A Organização Mundial da Saúde calculou que quase 2 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e cerca de 20 milhões sobreviverão aos acidentes como traumatismos e ferimentos.
Vários dados são publicados diariamente no Brasil, até o dia 04/05 foram 7.025 mortos por conta do Coronavírus. Considerando o mesmo período em 2018 (dados mais recentes em relação a acidentes de trânsito) foram registradas cerca de 8.678 mortes. Se a mídia divulgasse os acidentes de trânsito diariamente, teríamos notícias como 60% dos leitos são ocupados por vítimas de trânsito; quase 650 pessoas vítimas do trânsito deixam os hospitais com algum tipo de deficiência entre outras.
Nesse ano a campanha será diferente, por conta das recomendações de distanciamento social as ações presenciais foram postergadas para setembro, quando existe a Semana Nacional de Trânsito. Então, o mês de maio irá atuar nos meios digitais para atingir uma grande parte da população e informar sobre a segurança no trânsito.
O tema de 2020 é “Perceba o risco. Proteja a vida”, se encaixando perfeitamente com o momento atual de pandemia por conta do Coronavírus. Quando a população entende o perigo da doença, se adequa ao isolamento pois quer proteger a sua vida e a dos demais. No trânsito isso não é diferente, devemos respeitar o limite de velocidade, não dirigir e beber, não usar o celular no trânsito entre outras atitudes que pode prejudicar você e o próximo.
As ações de 2020 terão como foco os profissionais de áreas essenciais que precisam estar diariamente nas ruas para garantir a saúde e segurança da população, além do abastecimento do país durante o Coronavírus. A campanha será realizada nas redes sociais do Departamento Nacional de Trânsito e de instituições parceiras como o Ministério da Cidadania, Ministério da Saúde, Associação de Detrans, entre outras. Também foi criado um aplicativo chamado Maio Amarelo Kids, auxiliando as crianças na educação de trânsito.
Toda e qualquer morte ou machucado causado por acidente no trânsito pode ser evitado. Quando um grupo de pessoas se mobilizam em uma causa, afeta toda a sociedade. É fundamental perceber e entender o risco para proteger a vida, fazendo do trânsito um ambiente mais seguro para todos.
Se a sua organização precisa se adaptar rapidamente ao novo normal, preza pela qualidade de vida dos funcionários e seus dependentes, mas também se preocupa com os custos. Ela pode contar, sem qualquer custo adicional, de uma Consultoria de Benefícios para ter as melhores opções do mercado. A Íons Benefícios possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, passando pelos planos odontológicos, planos de saúde, seguro de vida e benefícios corporativos como vale alimentação, vale refeição e vale transporte, além de muitas outras soluções.
Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail: [email protected] e agende uma reunião virtual.
Fonte: Estadão
Fonte: Portal do Trânsito
A síndrome de burnout no ambiente de trabalho é mais comum do que você pensa. Rotinas cansativas sobrecarregam os colaboradores, que podem desenvolver problemas de saúde. Dessa ...
Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia são três doenças incuráveis que precisam de conscientização da população. O Fevereiro Roxo surgiu para incentivar os indivíduos a procurarem ...
Uma das principais estratégias para atrair e reter talentos na empresa é a concessão de benefícios. Eles ajudam na produtividade do trabalhador e mostram que a empresa valoriza a mão ...