Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia são três doenças incuráveis que precisam de conscientização da população. O Fevereiro Roxo surgiu para incentivar os indivíduos a procurarem lugares para realizar os exames certos precocemente pois ambas as doenças são autoimunes degenerativas. Portanto, para garantir a melhor qualidade de vida deve ser feito o tratamento correto.
Uma doença autoimune é aquela em que ocorre o mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar o seu próprio tecido por engano. A maioria dessas doenças são crônicas, ou seja, não são transmissíveis e podem ser controladas com tratamento. Os sintomas podem aparecer e desaparecer continuamente, sem causa aparente.
O Lúpus é uma doença inflamatória que afete vários órgãos e tecidos como pele, articulação, rins e cérebro. Os sintomas mais frequentes são dores, manchas no corpo e sensibilidade ao sol, porém os sintomas e a gravidade variam de acordo com o órgão afetado. O tratamento inadequado pode levar a morte do indivíduo.
"Cuidados diários como a proteção solar e uso de medicamentos imunossupressores são algumas medidas tomadas para controlar os efeitos do Lúpus. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem garantir ao paciente com Lúpus uma vida normal", explica o reumatologista Dawton Torigoe.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que apresenta perda de memória, comprometimento das atividades diárias e vários sintomas neuropsiquiátricos que podem ocasionar alterações comportamentais que pioram ao longo do tempo. A causa da doença ainda é desconhecida, porém acredita-se que seja geneticamente determinada. Quando é feito o diagnóstico precoce e o tratamento adequado pode ocasionar alívio dos sintomas e a estabilização ou retardo da progressão da doença.
"Realizar atividades que forçam o estímulo mental como leitura e jogos de raciocínio, podem ajudar a prevenir a doença. Já para o paciente que tem o Alzheimer, a reabilitação atrelada ao tratamento medicamentoso específico e a exercícios físicos melhora, significativamente, sua qualidade de vida", ressalta o neurocirurgião Guilherme Lepski.
A Fibromialgia caracteriza-se por dores crônicas em variadas partes do corpo, especialmente nas articulações e pode possuir outros sintomas como falta de disposição, insônia e cefaleia. A causa específica da doença ainda é desconhecida, porém normalmente os níveis de serotonina são mais baixos e desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos.
"Um aspecto fundamental do tratamento, é a atividade física, especialmente a aeróbica: caminhada, corrida e natação. Elas são extremamente importantes para a melhora de todos os sintomas da doença", afirma o Dr. Torigoe.
Sua organização preza pela saúde e pelo bem-estar dos funcionários e também se preocupa com os custos da empresa? A Íons Benefícios possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa! Para mais informações, entre em contato conosco por email ou por telefone: (11) 3132.7748 e agende uma visita.
Fonte: Ministério da Saúde
Fonte: Drauzio Varella
Fonte: Folha Vitória
Os planos exclusivamente odontológicos cresceram 7,7% entre março de 2017 e o mesmo mês do ano passado. Com o avanço, registrado na última edição da NAB, 22,5 milhões de brasileiros ...
Caracterizada por perda de interesse ou prazer pela vida, a depressão é hoje, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a quarta maior causa de incapacitação. A doença que ...
Sabemos que a qualidade de vida é um dos principais fatores para manter as pessoas dispostas e motivadas. Dentro de uma empresa, contar com colaboradores saudáveis e satisfeitos, reflete ...