Outono chegando, friozinho começando, e recebemos cada vez mais mensagens com dúvidas sobre a campanha brasileira de vacinação - principalmente sobre as vacinas para prevenção da gripe. Será que é seguro tomar? Qual é a melhor época para buscar a imunização? Onde é possível fazê-lo? Fizemos estas e outras perguntas ao dr. Roberto Florim, infectologista da Clínica de Imunização Vacinar, de São Paulo/SP, e compartilhamos com vocês suas esclarecedoras respostas.
Vacina contra gripe é segura? Quem deve tomá-la?
A vacina contra a gripe é muito segura, apresentando eficácia de 80 a 85%. Trata-se de uma vacina constituída por vírus influenza inativos (mortos), sem risco de favorecer o desenvolvimento da doença. É indicada para crianças a partir de seis meses de vida, assim como jovens, adultos e idosos, sem limite de idade.
Qual é a melhor época para tomar a vacina?
A melhor época para se vacinar é durante o outono, estação que antecede o inverno, quando acontece a maioria casos da infecção.
Onde posso tomar? Na rede pública também?
A vacina estará disponível na rede pública e na rede privada. Porém, na rede pública, existem indicações específicas das pessoas que devem ser vacinadas – aquelas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde e populações indígenas.
Existem tipos diferentes de vacina? A cobertura é a mesma?
Atualmente, existem dois tipos de vacina contra a gripe, a trivalente (contra três tipos de vírus influenza) e a quadrivalente (contra quatro tipos de vírus). As vacinas trivalentes aplicadas neste ano combatem os vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09, A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2) e B/Brisbane/60/2008. As quadrivalentes oferecem mais proteção, pois também combatem o vírus influenza B/Phuket/3073/2013.
Que cuidados deve ter uma empresa que quer contratar uma clínica para imunizar seus funcionários?
A primeira providência é escolher uma clínica especializada em imunização humana. Esta deverá ter a sua licença de funcionamento emitida pela Vigilância Sanitária, inclusive com autorização de atendimento para aplicação de vacinas extra muro, ou seja, fora de seu endereço fixo. Além disso, a empresa deve disponibilizar um espaço adequado para a vacinação, com boa limpeza, luminosidade e local para lavagem das mãos.
Além da gripe, que outras vacinas as empresas hoje estão demandando para prevenir e minimizar ausências dos funcionários no trabalho?
A vacina contra gripe é a mais procurada pelas empresas, inclusive porque diversas pesquisas mostram a relação custo x efetividade do produto em termos de absenteísmo e presenteísmo. Outras vacinas também têm sido demandadas, mas visando principalmente a saúde dos colaboradores de maneira geral, e não necessariamente a preocupação com o absenteísmo. Hoje, qualquer vacina disponível pode ser aplicada por meio de campanhas em empresas. A escolha deve ser feita com apoio de médico do trabalho ou de um profissional especialista em vacinologia.
Dr. Roberto Florim
Médico Infectologista e Pediatra
Responsável Técnico
Vacinar Clínica de Imunização
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no Diário Oficial da União, a Resolução Normativa nº 433 que contém atualizações na aplicação de coparticipação e ...
A pandemia de coronavírus ocasionou mudanças tanto no meio pessoal como no profissional. As empresas pararam para avaliar os programas de assistência à saúde que podem ser ...
No Dia Mundial da Voz, 16 de abril, a médica otorrinolaringologista, Dra. Clarice Saba comenta sobre o assunto e apresenta dicas para manter a voz saudável. Dia 16 de abril é ...