Segundo dados da Justiça do Trabalho, no ano de 2018 o Brasil registrou mais de 9.000 casos de doenças de trabalho. Por conta da rotina intensa, profissionais desenvolvem, a longo prazo, diversos tipos de patologias.
Por isso, gestores devem se preocupar com a saúde física e mental dos funcionários, assim como devem garantir um ambiente de trabalho bom e seguro para eles.
Neste texto, você vai aprender tudo sobre as doenças do trabalho. Acompanhe!
Também chamadas de doenças ocupacionais, as doenças do trabalho são causadas por conta das condições nas quais o trabalhador realiza as suas atividades. Elas podem atingir diferentes profissionais, de todas as áreas de atuação.
Elas podem ter diversas causas, como locais com muito barulho, pegar muito peso, movimentos repetitivos, estresse, e má postura, por exemplo.
Abaixo, você vai ver a diferença entre dois termos que muitos confundem, apesar de terem sentidos diferentes de acordo com a lei.
Os dois termos se parecem, mas eles têm significados diferentes na lei. De acordo com o artigo nº 20 da Lei nº 8.213/91, a doença profissional acontece por conta do exercício de uma profissão específica - e que esteja na lista fornecida pelo Ministério da Saúde.
As doenças profissionais têm ligação direta com a atividade que o profissional realiza. Além disso, elas costumam se manifestar devagar. Como exemplo temos a silicose pulmonar, uma doença que afeta muitos mineiros. A sílica se deposita nos alvéolos dos pulmões e, com longo período de exposição, pode causar danos irreversíveis.
A doença de trabalho, por outro lado, não tem ligação com uma profissão ou função específica, e sim com as condições do ambiente onde o serviço é executado.
Veja abaixo as doenças de trabalho mais frequentes:
● LER (Lesão por Esforços Repetitivos): como o próprio nome já diz, é causada por conta da repetição de movimentos, como por exemplo clicar várias vezes no mouse ou então digitar no computador por muito tempo;
● DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho): acontece por conta da má postura durante o trabalho;
● Transtornos psíquicos: ansiedade, estresse e depressão são alguns transtornos que podem ser causados pela pressão no ambiente de trabalho;
● Perda de audição: pode ser total ou parcial, e é causada por conta da exposição do colaborador a ruídos constantes;
● Varizes e tromboses: ocorrem por conta da falta de movimentação, são comuns em trabalhadores que passam muito tempo em pé ou sentados.
Bons gestores devem priorizar a segurança e o bem-estar no trabalho. Além de ser uma medida humanitária a se tomar, é também uma forma de reduzir os custos e elevar o rendimento da equipe. Por isso, a empresa pode tomar medidas simples a fim de prevenir possíveis doenças. Veja abaixo algumas dicas de prevenção:
● Ofereça ginástica laboral: a prática pode evitar doenças como DORT e LER;
● Incentive hábitos mais saudáveis;
● Reforce a importância do uso de EPIs;
● Ofereça benefícios: melhorar a qualidade de vida da sua equipe também é uma forma útil de prevenção! Planos de saúde, seguro de vida, vale alimentação e transporte são alguns exemplos de benefícios que podem contribuir com a qualidade de vida dos colaboradores.
Pra finalizar, fique atento ao universo das doenças de trabalho e profissionais, afinal, elas podem ser precavidas e assim, o funcionário pode ter mais bem-estar e segurança no ambiente corporativo.
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