A pandemia causou vários impactos nas empresas e nos seus funcionários, tendo que se adequar a nova realidade. Uma delas foi o home office, tendo que criar um ambiente de escritório dentro de casa de uma hora para outra. Alguns conseguiram separar um espaço específico para o home office e outras se contentaram com laptop no sofá durante o período de quarentena.
Por mais que a vacina já esteja a caminho da população, muitas empresas não irão manter o modelo antigo de ir ao escritório todos os dias em tempo integral. A combinação presente entre o trabalho em casa, lidar com as responsabilidades domésticas e manter o distanciamento afetou mais o psicológico, gerando assim muitos casos novos de depressão e síndrome do pânico.
Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, com 2 mil entrevistados, apresentou o aumento do estresse e da sociedade entre os profissionais, com os seguintes dados:
• 62% se sentem mais ansiosos e estressados com o trabalho do que antes
• 39% estão solitários devido à falta de contato com os colegas de trabalho
• 30% estão estressados pela ausência de momentos de descontração no trabalho
• 20% possuem insegurança por terem dificuldades em saber o que está acontecendo com a equipe de trabalho
• 33% estão mais produtivos pela falta de interação com os colegas e redução das interrupções relacionadas ao ambiente do escritório
• 68% tem trabalhado pelo menos 1 hora a mais por dia, com profissionais chegando a trabalhar até 4 horas a mais/dia (21%).
• 24% se sentem pressionados a responder mais rapidamente e estar online por mais tempo do que normalmente estariam
• 18% estão preocupados em se mostrar ocupado com o trabalho tem relação com o medo de perder o emprego
• 27% direcionam e-mails fora do horário do expediente para mostrar que, mesmo em casa, estão trabalhando muito
Com base no diretor geral do Linkedin Brasil, o que causa o estresse não é o home office em si, mas toda a insegurança causada pela necessidade de se mostrar ativo, produtivo, tentando entender se o trabalho está sendo visto da forma que o profissional gostaria. Atualmente, para ajudar a passar por esse período sem afetar o psicológico, a maioria dos planos de saúde empresariais possuem ferramentas para melhorar o período de quarentena e estresse, como, por exemplo, a telemedicina e psicologia online. Além disso, existem algumas dicas que podem melhorar o ambiente de trabalho em casa, como:
A luz natural e o ar fresco são ótimos aliados da saúde mental, estimulando o cérebro a liberar a serotonina. Assim, contribui com a sensação de calma e concentração, além de melhorar o humor e reduzir a ansiedade.
Os ruídos externos e internos possuem o potencial de causar distrações, pois nosso cérebro está sempre ligado procurando por mudanças e estímulos.
A bagunça pode aumentar o nível dos hormônios do estresse, aumento a quantidade de estímulos que o ambiente gera. É necessário fazer uma limpeza, organizar o ambiente e os matérias que você não usa com tanta frequência.
Não só a saúde da mente é importante, mas também do corpo. Aumentar a energia libera as endorfinas que produzem o bem-estar. Levantar-se, esticar o corpo, fazer pausas para caminhadas são necessárias para o bom funcionamento do organismo.
O contato social é indispensável para controlar o psicológico. Os aplicativos de vídeo-chamadas e o telefone estão aí para manter as conversas em dia. Porém, se o local aonde vive te permite, pode até marcar encontros presenciais em áreas sem aglomeração e com uma boa ventilação. Claro, sempre mantendo o distanciamento mínimo, usando álcool em gel e a máscara de proteção.
E, por final, seja compreensível e compassivo consigo mesmo. Afinal, não somos máquinas e não precisamos estar ativos e produtivos 100% do tempo. Alguns dias só dará para fazer o mínimo necessário, e tudo bem. Sinta o estresse, mas não deixe que ele o consuma e afete seu organismo.
O Coronavírus causou um grande impacto em vários setores do país afetando a vida pessoal e profissional de todos. Se a sua empresa também quer se adaptar ao novo normal, prezando pela segurança e qualidade de vida dos seus funcionários e executivos, além de reduzir os riscos financeiros da empresa. Pode contar, sem custo adicional, com uma consultoria para gestão de benefícios para a empresa como a Íons.
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Fonte: BBC
Fonte: Globo
Fonte: Forbes
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