O mês de Dezembro é reconhecido mundialmente por conta da prevenção, conscientização e luta contra a Aids. Essa campanha é importante para termos consciência sobre as formas de contágio, cuidados e tratamentos para a Aids e das infecções sexualmente transmissíveis que causam danos ao sistema imunológico e atacam as células de defesa do corpo, é uma doença infectocontagiosa que ainda não possui cura.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil, estimando-se que 866 mil pessoas vivem com a patologia. Entretanto, algumas pessoas são portadores do vírus HIV mas não possuem Aids, vivendo anos sem desenvolver a doença porém podendo transmitir a outras pessoas.
O vírus causador da Aids está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, ou seja, a doença pode ser transmitida de várias formas:
- Sexo sem camisinha
- De mãe infectada para filho durante a gestação, parto ou amamentação.
- Uso da seringa ou agulha contaminada
- Transfusão de sangue contaminado
- Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Alguns mitos e tabus devem ser esclarecidos para não ocasionar má entendimento, pois a pessoa infectada com HIV ou que já tenha manifestado a AIDS não transmitem das seguintes formas:
- Sexo, desde que se use corretamente a camisinha
- Beijo no rosto ou na boca
- Suor e lágrima
- Picada de inseto
- Aperto de mão ou abraço
- Sabonete/toalha/lençóis
- Talheres/copos
- Assento de ônibus
- Piscina
- Banheiro
- Doação de sangue
- Pelo ar
Os sintomas iniciais da doença são leves, frequentemente confundidos com um mal-estar passageiro. Por conta desse motivo é importante realizar o teste para verificar a infecção, pois os sintomas comuns são: febre constante, manchas na pele, calafrios, diarreia constante e perda de peso.
Quando o tratamento é feito precocemente aumenta a expectativa de vida da pessoa que vive com o vírus, ganhando mais qualidade de vida.
O teste anti-HIV é feito por meio da coleta de sangue ou por fluido oral. Atualmente, o Brasil possui exames laboratoriais e testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em 30 minutos. Esses testes podem ser realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de convênios médicos e nos Centros de Testagem e Aconselhamento. Nesse Centros, além da coleta e realização dos testes também existe um processo de aconselhamento para facilitar a interpretação dos resultados pelo usuário. Esses exames podem detectar a infecção em, pelo menos, 30 dias da situação de risco.
É importante que haja a prevenção e a realização dos testes caso esteja em alguma situação de risco para aumentar a qualidade de vida. Alguns planos de saúde possuem programas específicos para a prevenção, tratamento e acompanhamento da doença, portanto antes de contratar uma operadora deve-se analisar todas as características dos planos, rede, reembolso entre outros fatores.
Sua organização preza pela saúde e pelo bem-estar dos funcionários e também se preocupa com os custos da empresa? A Íons Benefícios possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa! Para mais informações, entre em contato conosco por email ou por telefone: (11) 3132.7748 e agende uma visita.
Fonte: Ministério da Saúde
Fonte: Saúde – Abril
Fonte: Drauzio Varella
No país que não está preparado para o envelhecimento da sua população, é cada vez mais raro encontrar Planos de Saúde que aceitem pais e mães (entre outros graus de parentesco) como ...
Considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença, o sedentarismo causa males que podem ser comparados aos do tabagismo. Além de agravar muitos problemas de saúde, ...
Em tempos de pandemia, a própria doença já dá um susto e tanto em quem a contrai. Imagina, depois de estar recuperado, receber uma conta milionária do hospital referente a seu ...