A pandemia de Coronavírus em que nos encontramos mudou a rotina de todo mundo, inclusive de consultas médicas. Nas últimas semanas foi aprovada a lei que permite o uso da telemedicina, portanto quem precisar pode fazer a consulta a distância com um especialista, acesso a médicos sem ter que sair de casa, a qualquer momento.
O Conselho Federal de Medicina reconheceu essa modalidade de atendimento enquanto durar o combate à doença para evitar o colapso do sistema de saúde brasileiro. Mais de 5 milhões de pessoas já buscaram o serviço do TeleSus, a teleconsulta é fundamental para manter pacientes, principalmente aqueles que são grupo de risco, dentro de casa. Porém, simultaneamente existe a expansão de equipes médicas, confecção de leitos e respiradores, além de modificar espaços culturais em centros de atendimento e triagem para o coronavírus.
- Regiões com difícil acesso ou dificuldade de locomoção podem utilizar o serviço.
- Diagnóstico preciso, pois os médicos podem trocar opiniões e conhecimento com outros especialistas.
- Otimiza o tempo e os custos para médicos e para pacientes, pois não precisa de deslocamento e pode ser solucionado com agilidade.
- Segurança dos dados, pois o conteúdo armazenado precisa estar dentro das normas de segurança definidas pelo pais, com mais privacidade que prontuários físicos. Todos os atendimentos devem ter as informações registradas com horário e dados do atendimento e número de registro do Conselho Regional de Medicina.
A telemedicina simplifica a troca de experiências entre as equipes médicas, reduzindo a procura por consultas iniciais presenciais, permitindo que diversos médicos em diversas regiões diferentes dos pacientes possam atendê-los. Surgindo após as recomendações para ir ao hospital apenas quem estiver com sintomas fortes relacionados ao Covid-19. Além de tudo, o coronavírus não é o único problema na saúde. As outras doenças permanecem sendo detectadas e tratadas, e um contágio pelo vírus pode piorar a saúde das pessoas já doentes.
Normalmente ouvimos os três nomes em conjunto ou até como se fossem a mesma coisa, mas existem algumas diferenças.
A teleconsulta é um complemento da telemedicina, que é o exercício da medicina por meio das ferramentas interativas de comunicação audiovisual. A telemedicina abrange três áreas de atividades: na teleorientação o médico pode dar orientação a distância e conduzir pacientes para o isolamento; o telemonitoramento consiste em acompanhar o relatório de saúde e progresso de doença nos pacientes; na teleinterconsulta os médicos trocam informações para efetuar diagnósticos mais assertivos.
Utilizados na saúde pública, geram o conceito de telessaúde que abrange um campo maior, de forma que rompa as barreiras geográficas com o uso da tecnologia, incluindo a tele-educação sanitária, rede de investigação entre outros.
Se a sua organização precisa se adaptar rapidamente ao novo normal, preza pela qualidade de vida dos funcionários e seus dependentes, mas também se preocupa com os custos. Ela pode contar, sem qualquer custo adicional, de uma Consultoria de Benefícios para ter as melhores opções do mercado. A Íons Benefícios possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, passando pelos planos odontológicos, planos de saúde, seguro de vida e benefícios corporativos como vale alimentação, vale refeição e vale transporte, além de muitas outras soluções.
Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail: [email protected] e agende uma reunião virtual.
Fonte: Portal Telemedicina
Fonte: Ministério da Saúde
Com a atual situação política e econômica do Brasil, o seguro D&O, também conhecido como Seguro de Responsabilidade Civil, veio ganhando destaque nos últimos anos e deixou de ser ...
Em tempos de pandemia, a própria doença já dá um susto e tanto em quem a contrai. Imagina, depois de estar recuperado, receber uma conta milionária do hospital referente a seu ...
O Maio Amarelo é uma proposta para a população se alertar sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo inteiro, envolvendo governos, empresas, entidades e associações ...