O cuidado com a saúde e com o bem-estar dos colaboradores acontece de diversas formas. Nesse cenário, o plano de saúde é bastante usado, mas não é a única opção. É por isso que é interessante saber como funciona o plano odontológico empresarial.
Com esse tipo de convênio, há como obter algumas vantagens na gestão de pessoas. Sabendo o que a modalidade pode oferecer, será possível acertar no seu uso.
A seguir, veja como é esse tipo de plano e saiba por que oferecer tal benefício.
Primeiramente, um plano odontológico empresarial é que um convênio privado para atendimento dos colaboradores na rede credenciada de dentistas.
Então, o foco é o cuidado com a saúde bucal e os tratamentos dentários realizados.
Trata-se de um dos benefícios de maior procura nos dias de hoje. Isso ocorre por causa do seu bom custo-benefício e das vantagens.
De forma simples, esse plano permite que os colaboradores agendem consultas e realizem procedimentos dentários. Na prática, isso é feito na rede conveniada.
Com isso, os funcionários podem cuidar de problemas dentários ou manter o cuidado com o sorriso.
Inclusive, entender como funciona um plano odontológico empresarial exige conhecer algumas vantagens. Veja os principais!
Variedade de coberturas
Cada convênio odontológico tem coberturas específicas quanto a procedimentos e tratamentos.
Algumas das coberturas obrigatórias cobertas pelo rol da ANS são:
- Diagnóstico;
- Urgência/emergência;
- Radiologia;
- Prevenção em saúde bucal;
- Dentistica;
- Periodontia;
- Endodontia;
- Cirurgia etc.
Sendo assim, é possível contratar a opção que melhor se encaixa na realidade e nas necessidades dos seus colaboradores.
Alcance da rede conveniada
Dependendo do plano escolhido, é possível ter acesso a uma rede conveniada em ampla. Inclusive, há modalidades com atendimento em todo o território nacional. Isso é ótimo para empresas com várias filiais ou com colaboradores que viajam.
Também é possível investir em alternativas locais. Apesar de a rede ser restrita ao município ou estado, oferece bons pontos de atendimento.
Custo fixo ou com coparticipação
Para saber como funciona um plano odontológico empresarial, vale entender que normalmente o custo é fixo, de acordo com as condições de contrato.
Porém, existem alguns planos odontológicos que possuem coparticipação para procedimentos como próteses, ortodontia e etc... Nessa situação, há pagamentos extras conforme ocorre o uso por parte dos colaboradores.
Planos sem coparticipação, com o valor conhecido no momento da contratação, é possível ter mais previsibilidade e até economizar. Então, há como evitar dificuldades com o setor financeiro, por exemplo.
Esse tipo de convênio também causa impactos muito positivos no relacionamento entre os colaboradores e a empresa.
Basicamente, essa é uma maneira de fazer com que os colaboradores tenham acesso a um tratamento odontológico ideal.
Em 2016, por exemplo, 1 em cada 5 brasileiros não visitava o dentista por causa dos custos.
Com esse convênio, é possível mudar essa situação, já que o colaborador não tem que pagar para cuidar do sorriso e da saúde bucal. Isso gera impactos como:
- aumento da qualidade de vida;
- melhoria da autoestima dos profissionais.
- aumento da motivação e do engajamento
- redução do o número de afastamentos e faltas.
Afinal, o cuidado periódico com a boca é essencial para evitar problemas mais graves e que podem comprometer o rendimento.
Agora que você sabe como funciona um plano odontológico empresarial, ofereça opção em seu pacote de benefícios e veja os resultados!
Para fazer uma contratação vantajosa, conheça as áreas de atuação da Íons Benefícios e veja como podemos ajudar.
Como já falamos anteriormente, aqui no blog, a obesidade é um problema mundial. O estudo Fardo Global das Doenças (GBD, na sigla em inglês), do Instituto de Métricas e Avaliação em ...
No Dia Mundial da Voz, 16 de abril, a médica otorrinolaringologista, Dra. Clarice Saba comenta sobre o assunto e apresenta dicas para manter a voz saudável. Dia 16 de abril é ...
Segundo dados da Justiça do Trabalho, no ano de 2018 o Brasil registrou mais de 9.000 casos de doenças de trabalho. Por conta da rotina intensa, profissionais desenvolvem, a longo prazo, ...