A vacinação possui várias armas poderosas na prevenção de uma sucessão de doenças, não apenas na infância, mas em qualquer idade. As doenças graves — como a meningite, caxumba, sarampo, rubéola e poliomielite — possuem vacinas específicas que estão acumuladas até os 15 meses de vida com reforços entre quatro e cinco anos de idade. Já para os adolescentes a vacina contra HPV e a famosa vacina dos 15 anos, DT (tétano, difteria e coqueluche) são aplicadas entre nove e quinze anos. Apesar disso, existem doses para serem tomadas após e durante esses períodos para completar a proteção do seu filho.
No Brasil, o Ministério da Saúde oferece de graça mais de 25 vacinas para toda a população de todas as faixas etárias, contando com o maior programa público de vacinação. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de crianças vacinadas no Brasil teve o número mais baixo nos últimos 16 anos. As vacinas indicadas para crianças com menos de um ano ainda não alcançaram a meta desejada.
No post de hoje, enumeramos 10 razões para se atentar com a vacinação e manter a carteira atualizada!
Evite deixar com que as doses de vacina atrasem. Ao seguir o esquema vacinal conforme o prazo de vacinação, você garantirá a imunização do seu filho, mantendo-o saudável e forte por mais tempo. Não antecipe a vacinação da criança! Cada vacina deve ser tomada no seu tempo certo. O sistema imunológico do bebê é imaturo e é preciso ter os meses completos indicados para dar cada uma das doses.
Várias notícias falsas circulam diariamente nas redes sociais e um simples áudio basta para que alguém não se proteja do vírus. Cuidado! É melhor tomar a vacina e estar seguro do que correr o risco de adquirir a doença e sofrer com problemas maiores.
Nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias é obrigatória a vacinação das crianças. Pais ou responsáveis que não cumprem o esquema obrigatório de vacinação podem ser processados por negligência, maus tratos e sofrer diversas penalidades e poderá virar um crime grave caso a criança adoeça por não estar imunizada. Além de multas de três a 20 salários mínimos, pode acarretar na perda da guarda.
Não esqueça de dar todas as vacinas! Atualmente é possível imunizar seu filho contra um número enorme de doenças que foram responsáveis por milhares de mortes no século anterior. Sempre existe o risco de doenças desaparecidas há algum tempo voltarem – como sarampo e poliomielite-, não podemos deixar que nos afetem. Por conta disso, fique atento com as alterações.
Tenha o cartão sempre em mãos e o guarde com cuidado! Com isso, caso houver alguma dose atrasada, o esquema de vacina pode ser corrigido e atualizado.
Algumas doenças, como a coqueluche, afetam bebês com menos da idade necessária para tomar a dose da vacina. Por conta disso é extremamente importante que a família inteira esteja vacinada contra a doença para não colocar em risco a vida do bebê mais novo. Inclusive a mãe do bebê, para evitar transmitir o vírus ao feto antes do nascimento.
Quando a pessoa não é vacinada devidamente, ela pode se deparar com algumas doenças na fase adulta que não só exigem afastamento dos estudos e dos trabalhos, como também envolvem custos altos de tratamento e até mesmo internação. Sendo assim, vale muito a pena participar anualmente das campanhas de vacinação do governo.
Geralmente as crianças apresentam reações após as vacinas, como exemplo febre e dor no local que foi vacinado. É importante conversar com o pediatra e estar atento e preparado para isso, não deixando de esclarecer suas dúvidas. Os efeitos colaterais não são nada comparado à gravidade das doenças, que pode chegar até a morte.
Todos nós sabemos que nos alimentar bem, praticar exercícios, deixar de fumar, fazer exames de prevenção pode ajudar e fazer toda a diferença para haver o envelhecimento saudável. Estar devidamente vacinado também é uma das melhores formas de prevenção. Principalmente nos dias de hoje, que as pessoas viajam para vários lugares que já foram foco de epidemias.
O Ministério da Saúde faz revisões periódicas, incluindo vacinas ou alterando doses das existentes. Esteja sempre atenta as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação.
Não esqueça essas dicas e tenha sempre uma saúde de ferro para você e seus filhos! A Íons Benefícios possui várias soluções para organizações que prezam pela saúde e pelo bem-estar dos funcionários, incluindo Planos de Saúde com cobertura completa de Vacinas.
Para mais informações, entre em contato conosco!
As empresas já estão se adaptando ao trabalho remoto. Com isso, também aumentam as dúvidas quanto às obrigações entre empregador e empregado. Uma delas é sobre benefícios. Afinal, ...
Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia são três doenças incuráveis que precisam de conscientização da população. O Fevereiro Roxo surgiu para incentivar os indivíduos a procurarem ...
O mês de Dezembro é reconhecido mundialmente por conta da prevenção, conscientização e luta contra a Aids. Essa campanha é importante para termos consciência sobre as formas de ...